Você entende o que é Marketing Digital e quais as vantagens de adotá-lo?

Marketing Digital

Todo empresário que procura por estratégias mais dinâmicas e efetivas para obter melhores resultados para o seu empreendimento precisa saber na ponta da língua o que é Marketing Digital.

No artigo de hoje, vamos falar sobre essa poderosa ferramenta para empresas de todos os tamanhos e segmentos e como ela pode ser utilizada em seu dia a dia. Interessado? Então continue lendo e saiba um pouco mais sobre as vantagens do Marketing Digital para o crescimento do seu negócio!

O que é Marketing Digital?

O conceito de Marketing Digital engloba todas as técnicas, estratégias e ferramentas de promoção de um produto ou marca por intermédio de mídias digitais. Porém, essa definição pode parecer um pouco vaga. Para entendermos realmente o que é Marketing Digital, temos que analisar alguns pontos fundamentais.

Atualmente, existem dois grandes segmentos do Marketing Digital: os anúncios diretos, através do Google AdWords, Facebook ou blogs e o Marketing de Conteúdo, todos utilizados com o objetivo de atrair consumidores e conduzi-los do estado de desconhecidos a clientes da marca.

Os anúncios diretos funcionam de maneira semelhante aos anúncios de TV ou em outras mídias do “mundo off-line”. Eles servem para publicitar um produto e tentar obter uma venda direta junto aos consumidores.

Já o Marketing de Conteúdo pretende atrair os consumidores com a oferta de conteúdo de qualidade, educá-los sobre suas necessidades, mostrar os benefícios e, só então, procurar uma oportunidade de venda.

Quais vantagens em utilizar o Marketing Digital?

Agora que já sabemos o que é Marketing Digital, chega a hora de analisarmos algumas das suas principais vantagens. Abaixo, listamos cinco delas para que qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande, possa adotar o Marketing Digital como sua principal estratégia. Confira:

1. Alcance global

Quem não deseja crescer geograficamente e deixar os limites da sua região para entrar no mercado nacional e atender a todo o país? Uma das vantagens do Marketing Digital é justamente essa. Como a internet é livre de barreiras geográficas, uma publicação online pode chegar a qualquer canto do Brasil e do mundo.

Dessa forma, seu trabalho para anunciar no Facebook ou criar um blog de conteúdo próprio para a sua empresa pode gerar frutos mesmo em estados distantes, aumentando assim, seu faturamento no processo.

2. Maior interação

O Marketing Digital permite uma maior interação entre marca e clientes, melhorando a relação entre as duas partes. Do ponto de vista da marca, além de fornecer informações preciosas sobre as opiniões dos clientes sobre seus produtos, ainda permite criar um laço afetivo muito poderoso entre seus influenciadores.

3. Construção da marca

Outro aspecto positivo do Marketing Digital é a possibilidade de construção da sua marca de forma significativa, isso por meio de seus influenciadores, como citado anteriormente.  .

Com o Marketing Digital, é possível posicionar a sua empresa como uma autoridade no assunto e conquistar respeito e clientes por meio de um trabalho de branding bem feito.

4. Custo-benefício

Por intermédio do Marketing Digital, é possível conquistar muitos clientes, realizar muitas vendas e fazer a sua empresa mudar de patamar, conquistando cada vez mais pedaços do mercado.

Pelos padrões normais, uma ferramenta dessas seria caríssima, com um custo proporcional ao seu rendimento. Mas não é o que acontece. Seu custo-benefício é muito melhor do que estratégias de marketing off-line e com um retorno bem maior.

5. Facilidade em mensurar resultados

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar a facilidade em medir resultados que o Marketing Digital oferece. É difícil saber qual o resultado de uma campanha de marketing tradicional, visto que não existem mecanismos precisos para controlá-la.

Já o Marketing Digital, oferece  ferramentas de controle mais precisas para mensurar todas as ações e resultados. É possível saber quantas pessoas viram a campanha, clicaram em um anúncio, leram um texto e, principalmente, quantas compraram. Analisando, ainda, a ligação dos consumidores durante todas as fases do trabalho de marketing, observando o que funciona e o que não funciona.

E aí? Compreendeu de vez o que é marketing digital? Dúvidas, fale conosco ou deixe seu comentário abaixo. A Tatics tem soluções perfeitas de marketing digital para você e sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Deseja receber conteúdos iguais a este em seu e-mail?