Por que é fundamental que sua empresa tenha um site responsivo?

41249-por-que-e-fundamental-que-sua-empresa-tenha-um-site-responsivo

A utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets cresceu exponencialmente nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Cisco, o tráfego de dados a partir do mobile deve crescer dez vezes nos próximos anos.

A cada dia, mais e mais pessoas passaram a utilizar seus smartphones para realizar pesquisas, se conectar nas redes sociais e procurar por produtos e serviços. Contudo, apesar desse cenário, tentar utilizar a maioria dos sites a partir dos dispositivos móveis ainda não é uma experiência satisfatória, já que são poucos os sites preparados para serem visualizados a partir de qualquer dispositivo.

Para solucionar esse desafio, as empresas passaram a utilizar sites desenvolvidos em um design responsivo. Listamos nesse post alguns motivos pelos quais seu negócio precisa de um site responsivo.

É preciso ter apenas um site

Quando a internet começou a ser utilizada em dispositivos móveis, algumas empresas optaram por desenvolver um site específico para essas plataformas. Ou seja, além de criar e cuidar do site principal, era preciso ter um trabalho dobrado para criar e cuidar do site móvel.

O site responsivo permite que a página da sua empresa seja visualizada corretamente para qualquer tamanho de tela no qual está sendo exibida. Portanto, mesmo que os momentos iniciais do site responsivo requeiram um pouco mais de tempo do que um normal, no médio e longo prazo, sua empresa sentirá os benefícios, já que não haverá a necessidade de cuidar de duas páginas diferentes.

O Google dá preferência ao site responsivo

O Google prefere os sites responsivos em detrimento dos sites com versões móvel. Quando o site possui uma versão móvel específica, ele precisa de uma URL diferente, de forma que o motos de buscas precisa passar a encontrar e a indexar múltiplas versões de um mesmo site.

Quando uma busca é feita pelo smartphone ou tablet, o Google também indica e coloca nas primeiras posições os sites que oferecem uma boa experiência ao usuário, ou seja, ter um site responsivo é também uma excelente estratégia de SEO.

Possibilidade de uma experiência melhor para o usuário

Um bom site responsivo, que pensa na experiência do usuário, é uma excelente forma para que os interessados no seu negócio interajam e caminhem pelo seu site. Um usuário que acessa uma página a partir de um smartphone e não encontra uma boa experiência, provavelmente não voltará mais.

A taxa de usuários que entram e saem rapidamente do site é chamada de bounce rate — um dos principais fatores avaliados pelo Google para o posicionamento nos resultados de buscas. Portanto, oferecer uma boa experiência ao usuário por meio de um site responsivo também é uma ótima estratégia de SEO, além de permitir que o usuário caminhe pelo site e encontre com mais facilidade seus produtos e serviços.

Para ficar à frente da competição, você precisa estar a par das necessidades dos clientes. Se cada vez mais os usuários estão pesquisando e comprando pelos dispositivos móveis, sua empresa precisa oferecer uma boa experiência nesses meios, certo?

Viu como o site responsivo é fundamental nessa estratégia? Restou alguma dúvida ou tem alguma experiência para compartilhar? Conta pra gente nos comentários.

Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Deseja receber conteúdos iguais a este em seu e-mail?