O que é ROI? Saiba calcular se os investimentos estão valendo a pena

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Se você é um daqueles empreendedores que está sempre de olho nos números e faz de tudo para conseguir alcançar suas metas, provavelmente já deve saber o que é ROI. Mas você saberia dizer qual é sua função em uma estratégia de marketing e como ele é fundamental para fornecer um feedback preciso dos resultados dessas estratégias?

Se hesitou em responder essa pergunta, este artigo explicará para você, de forma clara, o que é ROI, como calculá-lo, e como ele é importante para a avaliação dos resultados de suas estratégias de marketing. Vamos começar?

Primeiramente, o que é ROI?

É claro que, se você está gastando dinheiro com certos investimentos, é porque deseja obter receita. Mas como saber se esse objetivo está sendo alcançado? Essa é a função do ROI.

O ROI — Return on Investment — é uma métrica bastante objetiva, que serve como um indicador confiável para demonstrar se sua empresa está obtendo ou não o retorno esperado sobre seus investimentos.

Seu cálculo serve para demonstrar se o investimento feito está gerando o lucro desejado. Mas não é só isso. Essa métrica vai muito além do que muitos pensam: ela funciona como uma bússola, para orientá-lo como aplicar melhor seu orçamento, no presente ou no futuro, de forma a maximizar ainda mais seus resultados.

Como calcular o ROI?

Podemos ter variadas formas de calcular o ROI, isso vai depender muito da complexidade dos dados que precisa saber. Mas o importante é que esse cálculo, no final, possa demonstrar se o valor aplicado pagou o investimento e se, ainda, gerou lucro.

Sendo assim, não são necessárias fórmulas mirabolantes para se chegar a essa conclusão, basta seguir a mais simples:

ROI = (Lucro – Custo) / Custo

Depois de feito esse cálculo, se o resultado ficou acima de zero, pode-se dizer que a empresa obteve lucro? Depende! É preciso levar em conta a variável de tempo gasto para obter tal resultado.

Um ROI de 200% ao mês não é a mesma coisa que um ROI de 200% ao ano. Esse valor por mês pode ser considerado um excelente retorno, enquanto o mesmo valor ao ano pode não ser, já que devemos, também, levar em consideração o tempo. Ou seja, em um ano, fatores como inflação, impostos, dentre outros, podem camuflar esse retorno.

Ao calcular o ROI, é muito importante não confundir lucro com o valor total obtido com as vendas. O certo é verificar a margem de lucro alcançada sobre cada uma dessas transações.

Para exemplificar melhor, suponhamos que você decidiu investir R$ 10 mil com estratégias de marketing digital e obteve R$ 30 mil de retorno. Logo, o cálculo do ROI ficaria da seguinte forma:

ROI = R$ 30 mil – R$ 10 mil / R$ 10 mil

ROI = 2

Esse resultado, em porcentagem, significaria um lucro de 200%, ou seja, você teria obtido 2 vezes mais do que investiu. Portanto, pode-se dizer que houve um ótimo lucro, concorda?

Qual é a importância do ROI para suas estratégias de marketing?

O grande objetivo de qualquer empresa será sempre aumentar o faturamento do seu negócio. Mas, para que esse propósito se torne realidade, é preciso saber investir seu dinheiro em estratégias de marketing inteligentes e com retorno certo.

Porém, se o investimento em marketing não for bem monitorado, corre-se o risco de perder muito tempo e dinheiro com ações erradas. Mas analisando os números obtidos a partir do cálculo do ROI, é possível controlar diferentes campanhas e identificar qual delas está gerando melhores resultados, podendo, assim, evitar maiores prejuízos.

Portanto, utilize sempre os resultados do ROI para definir quais são as melhores estratégias de marketing digital para investir e manter em seu planejamento.

Saber apenas em teoria o que é ROI não é suficiente. É preciso colocar esse conhecimento em prática, para manter o controle e a situação financeira do seu negócio sempre em alta, além, é claro, de ter em mãos uma ótima ferramenta para guiá-lo em projetos futuros.

Pronto para começar a calcular o ROI, para verificar se seus investimentos estão realmente valendo a pena? Se quiser obter mais informações sobre esse assunto ou outros conteúdos, assine nossa newsletter e receba o que há de melhor sobre marketing digital.

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