O que é marketing de relacionamento e por que ele é importante?

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Cada vez mais a concorrência fica intensa, com novas empresas surgindo e trazendo novidades bastante atraentes para o público a preços convidativos. Nesses tempos, fica claro que o mais importante a se fazer é criar vínculos duradouros com seus clientes. Portanto, mais do que nunca é essencial solidificar esses laços oferecendo valor.

Ao saber o que é marketing de relacionamento, você conta com todas as ferramentas para ajudar nesse objetivo. Trata-se de uma série de iniciativas voltadas para realizar entregas de qualidade tanto para novos clientes quanto para os já existentes. Isso se baseia na ideia de que uma das mais eficientes vias de marketing é a satisfação de quem tem contato com a sua empresa.

O que é marketing de relacionamento?

Essa ideia não é tão nova assim. Ela foi citada pela primeira vez pelo autor Regis McKenna em 1991, quando ele se referia a uma forma de construir e sustentar uma estrutura de relacionamento entre vendas e clientes. Por conta disso, não se trata de um conceito exclusivo do marketing digital: ele pode ajudar em muito, mas técnicas offline permanecem tão relevantes quanto.

O conceito se torna atual ao perceber a necessidade de vínculos mais fortes entre as empresas e seus clientes, já que fica cada vez mais difícil fidelizá-los ao fazer sempre o mesmo tipo de entrega. Trabalhando de forma mais estratégica e se preocupando em corresponder todas as expectativas do consumidor, você pode contar com diversos benefícios inéditos.

Como realizar o marketing de relacionamento?

Para ter bons resultados nesta área, é importante lembrar que o marketing de relacionamento não é algo que se inicia e termina. Na verdade, é um processo constante. Para ter sucesso, certifique-se de trabalhar com os seguintes pontos:

  • Integre seus processos. O envio de um e-mail marketing precisa estar aliado a informações captadas ao telefone ou em vendas anteriores. A seleção de produtos oferecida a um cliente deve fazer sentido em relação ao histórico dele. Não mantenha o offline afastado do online: estes dois fronts precisam atuar juntos. Além disso, tendências como o Inbound Marketing conseguem unir estes processos em favor de um bom relacionamento.
  • Dedique os esforços adequados sobre a sua base de clientes existentes. É muito comum ver pequenas e médias empresas buscarem novos consumidores com muita intensidade e se esquecerem de buscar fidelizar quem já compra delas. Para isso, monitore a satisfação destas pessoas e a qualidade do serviço prestado.
  • Use um bom sistema de CRM. Não faz sentido dar o mesmo tratamento a todos os seus clientes, já que cada um possui necessidades e um contexto diferente. Utilize uma ferramenta como um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente), que permite reunir as principais informações sobre cada consumidor para realizar vendas estratégicas.
  • Priorize a inovação. A cada dia surgem novidades no marketing que podem fazer toda a diferença na hora de proporcionar experiências positivas aos seus clientes. Se você não acompanha estas tendências, corre o grave risco de ficar para trás e perder espaço para os concorrentes.

Qualquer hora é um excelente momento para instalar o marketing de relacionamento nos processos da sua empresa. Observe a forma como sua equipe de vendas trabalha e encontre possíveis falhas que possam comprometer a satisfação do cliente e sua fidelização. Ao mesmo tempo, não se esqueça de sempre buscar a integração de todos os seus esforços em favor deste relacionamento, integrando ações offline e online.

Agora você já sabe o que é marketing de relacionamento. Como você pretende começar a implementá-lo? Conte para nós nos comentários a seguir.

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