O que é Inbound Marketing e por que ele é importante para sua empresa?

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Antigamente, as grandes marcas dominavam o espaço da televisão, enquanto as empresas locais recorriam a veículos regionais para atrair consumidores. Conforme a internet passou a fazer parte da vida de todos e as informações se tornaram acessíveis em poucos cliques, as propagandas se tornaram cada vez menos interessantes para os consumidores. Hoje, acima de tudo, o que eles procuram é um conteúdo relevante.

Foi em resposta a essas mudanças que surgiu o Inbound Marketing. E com as constantes mudanças de comportamento de consumo, toda a empresa precisa saber o que ele é e como funciona. Confira:

O que é Inbound Marketing?

No marketing tradicional, todo conteúdo publicitário é uma interrupção, seja nos intervalos comerciais da TV e do rádio ou ainda em revistas e páginas de jornal. Dessa forma, a publicidade interrompe a experiência do público em relação ao conteúdo que ele está consumindo.

O Inbound Marketing é uma modalidade que propõe exatamente o contrário: as marcas devem criar um conteúdo relevante que capte a atenção e o interesse dos consumidores. Ou seja, o conteúdo é produzido pela marca, divulgado em um site ou blog e lido por pessoas que realmente se interessam pelo assunto.

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é baseado em um funil com quatro etapas:

Atrair visitantes

No primeiro estágio do funil estão as pessoas que ainda estão descobrindo e aprendendo sobre os problemas que seu produto ou serviço resolvem. Elas ainda não estão prontas para comprar, mas podem ser atraídas com um conteúdo relacionado a esse estágio de aprendizado e descoberta.

Converter em leads

Ao reconhecer o problema, muitos visitantes vão querer um conteúdo mais rico sobre o assunto. A empresa deve oferecer esse conteúdo gratuitamente para download, mediante o preenchimento de um formulário com algumas informações de perfil e contato do visitante. Aqueles que aceitam fornecer seus dados em troca do conteúdo se tornam leads, ou seja, clientes em potencial.

Relacionar-se com os leads

Com as informações de contato dos leads, é possível se relacionar com eles por meio de campanhas de e-mail, por exemplo, oferecendo novos conteúdos para levá-los a considerar a solução oferecida pela sua empresa.

Vender o produto ou serviço

Esta é a fase da decisão. Com o conteúdo que receberam da sua marca, os leads estão prontos para comprar e neste momento já podem ser abordados por um vendedor da sua empresa.

Depois de cumprir todas essas etapas, é importante partir para a fidelização do cliente. Mesmo que a venda já tenha sido feita, é fundamental ter um bom relacionamento com os leads para incentivá-los a fazer novas compras.

Quais as vantagens de aplicar o Inbound Marketing?

Uma das principais vantagens do Inbound Marketing é que ele possibilita um crescimento orgânico, de médio e longo prazo, com investimento muito menor do que o marketing tradicional.

Ao implementar uma estratégia focada em atrair consumidores em diferentes estágios do funil, a empresa passa a ter uma base de leads para oferecer informações até que eles estejam prontos para a compra.

Ou seja, o Inbound Marketing não é mais uma “guerra” pela atenção dos consumidores no momento da compra: é uma relação de longo prazo que atrai consumidores para perto da sua marca. Com isso, sua empresa se torna referência no assunto, sendo sempre associada a um conteúdo de qualidade.

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, que tal começar a aplicá-lo? Assine nossa newsletter e continue recebendo dicas de sucesso!

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