O que é Buyer Persona e por que ela importa tanto para sua empresa?

Concept of Customer Relationship Management. Software as a service - vector illustration

Até alguns anos atrás, o conceito de target era mais amplo e determinadas comunicações eram desenvolvidas para atingir, por exemplo, mulheres com idade entre 18 e 25 anos”. No entanto, esse parâmetro não traz dados tão precisos para a condução do seu conteúdo. O que essas mulheres estão buscando? Quais os seus desejos? E medos?

Para responder a essas perguntas detalhadamente e oferecer um olhar mais aprofundado sobre o seu público-alvo. Ao saber o que essa gente está procurando, as suas preocupações, de que maneira costuma trabalhar e viver seu dia a dia, você consegue planejar um conteúdo adequado às necessidades dela.

Ao atuar dessa forma, o seu potencial de sucesso fica muito mais alto. Quanto mais específico é o seu target, maiores as chances de agradar completamente a sua audiência. Ao saber o que é Buyer Persona, você se torna capaz de usar esse recurso para obter bons resultados.

O que é Buyer Persona?

Não importa a área ou o mercado, toda campanha de marketing deve ser planejada pensando no público-alvo. As Buyer Personas vão além disso, trazendo verdadeiros personagens com características reais para ajudar no direcionamento das suas estratégias.

Diferentemente de um target convencional, uma Buyer Persona pode ser estruturada da seguinte forma: Cláudio, de 34 anos, que é um pequeno empreendedor e possui dificuldades para conciliar os estudos com o cuidado da empresa. Observe como essa linha rápida é capaz de concentrar mais informação do que “homens, de 30 a 35 anos, empresários”.

Ao ter consciência de que ele não consegue administrar um equilíbrio entre a vida acadêmica e o empreendedorismo, você obtém a oportunidade de gerar conteúdo focado em soluções para essa situação. Ao observar o cotidiano dele e detectar estas possibilidades, é possível entregar um material de muito mais qualidade e satisfazê-lo.

Por que a Buyer Persona é importante?

Cada vez mais aumenta a concorrência pela atenção do usuário na internet. As pessoas acabam se sentindo sobrecarregadas diante de tantos anúncios, e-mails, posts no Facebook, entre outros. Portanto, esse cenário pede que as empresas trabalhem de forma especializada, oferecendo exatamente o que o seu público está buscando.

Para não errar no alvo e desenvolver conteúdo que acabe não agradando ninguém, você precisa conhecer profundamente o seu público. Ao saber o que é Buyer Persona e implementar essa estratégia, você consegue trabalhar com muito mais conhecimento a respeito das necessidades dos seus clientes e de como supri-las.

Nesse mercado de forte concorrência, se destacarão aquelas empresas que desenvolverem campanhas especializadas, focadas nas pessoas certas e no momento adequado. Não há espaço para uma publicidade genérica, direcionada a uma audiência vasta. Portanto, certifique-se de implementar as Buyer Personas no seu planejamento.

Como são criadas as Buyer Personas?

Não se deve trabalhar com suposições ao criar Buyer Personas para a sua estratégia. Nos casos mais bem-sucedidos, as empresas desenvolvem esses personagens baseando-se em seus próprios clientes para chegar a um retrato bastante fiel. Estatísticas de mercado também podem servir de base para essa pesquisa, mas nada substitui dados reais de gente que já consome seus produtos e serviços.

Agora que você já sabe o que é Buyer Persona, também conhece a importância de trabalhar com alvos mais específicos que geram resultados melhores. Não faz mais sentido tentar atingir um público vasto demais: o poder da segmentação traz retornos superiores para os seus objetivos, bastando implementar a estratégia adequada.

De que forma você pretende começar a trabalhar com as Buyer Personas? Divida as suas ideias conosco nos comentários a seguir!

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