Entenda o que é Landing page e por que seu negócio precisa de uma!

52648-entenda-o-que-e-landing-page-e-por-que-seu-negocio-precisa-de-uma

Se você pretende investir em marketing digital, precisa saber o que é Landing Page e como pode utilizá-la para aprimorar os resultados de suas campanhas. Esse tipo de página é essencial para as estratégias de Inbound Marketing, justamente em uma das etapas mais importantes do trabalho: a de qualificação dos leads.

Quer saber mais sobre isso? Então preste atenção ao post de hoje. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é Landing Page?

Em tradução livre para o português, Landing Page seria a nossa “página de aterrissagem”, ou seja, a “página de conversão”, uma vez que esse é o local para o qual vamos direcionar as pessoas interessadas em nossas ofertas.

Lembrando que, por ofertas, não estamos nos referindo apenas a produtos e serviços. No marketing de conteúdo, por exemplo, é comum usarmos essas páginas para distribuir e-books ou incentivar a inscrição em uma newsletter, por exemplo.

Ela se diferencia do site porque vai reunir poucos elementos. Geralmente, título, texto explicativo, CTA e, o principal, um formulário ou um questionário para fazer a captura de dados do nosso cliente.

Para que serve uma Landing Page?

Tenha em mente que, ao criar uma Landing Page, o seu objetivo é justamente obter informações sobre seu público. Por isso a importância do CTA (call to action), que deve ser convencer a pessoa a fornecer seus dados.

Usando os termos técnicos do Inbound Marketing, podemos dizer que essa é uma das principais ferramentas para fazer a captura de leads. Para cumprir essa função, o ideal é que a Landing Page seja direcionada aos clientes que estão no início do funil de vendas.

Pense nisso: nessa primeira fase o objetivo é qualificar o lead. Ou seja, precisamos obter informações que nos permitam fazer a oferta mais adequada para a sua situação.

Essa é uma questão relevante quando discutimos o que é uma Landing Page. Ela pode ajudar a empresa a segmentar melhor suas estratégias, uma vez que é possível criar páginas específicas para cada produto, fazer ofertas diferentes em relação aos conteúdos e, o que é melhor, testar os formatos mais adequados.

Como atrair os clientes?

Essa é uma questão importante. OK, criamos uma “página de conversão” específica para receber os usuários. Mas o que fazer para atraí-los?

Uma boa estratégia de marketing digital nunca funciona de forma isolada, correto? Isso quer dizer que para ser bem-sucedida a sua Landing Page precisa fazer parte de uma campanha.

Links patrocinadores funcionam bem para esses casos, assim como banners, publicidade nativa, posts nas redes sociais, links em seus blogs etc.

A escolha da melhor alternativa depende dos objetivos da marca e das estratégias que ela já realiza na área digital. No caso da Landing Page que vai receber esses links, o mais importante é que ela vá direto ao ponto.

A recomendação é que essa página seja “clean”, ou seja, não deve trazer elementos que possam distrair o usuário. Não se esqueça: o foco é a conversão.

Nessa parte mais operacional, uma boa dica é recorrer a uma das ferramentas disponíveis para a criação dessas páginas. Unbounce, Kissmetrics e Hubspot são boas opções, mas fique atento, porque são serviços pagos!

Gostou do artigo? Esclareceu suas dúvidas sobre o que é Landing Page? Então compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Deseja receber conteúdos iguais a este em seu e-mail?