Buyers Journey: entenda o que é a jornada de compra do seu cliente

56959-buyers-journey-entenda-o-que-e-a-jornada-de-compra-do-seu-cliente

O inbound marketing transformou completamente a forma de vender produtos e serviços pela internet. No passado, a tática mais usada era a de interromper o seu público durante o dia para oferecer uma lista das várias vantagens do seu produto. Hoje em dia, o comportamento das pessoas mudou bastante. Elas só tomam uma decisão depois de pesquisar e rejeitam a publicidade que avança este sinal.

Um dos principais caminhos para o inbound marketing ser bem-sucedido é saber o que é a jornada de compra do cliente. Com ela, é possível situar o seu público em estágios distintos para ter a certeza de qual é a melhor comunicação a enviar para cada momento. Afinal, uma pessoa que não está pronta para comprar de você deve receber um conteúdo diferente daquela que está disposta a fechar negócio.

Toda a força da jornada de compra se revela por meio dos seus quatro estágios. Ao aprender o que cada um representa, é possível desenhar uma estratégia vencedora no inbound marketing da sua empresa.

Quais são as etapas da jornada de compra?

Saber o que é a jornada de compra é uma questão de conhecer bem os seus diferentes estágios para encaixar determinados tipos de conteúdo nos pontos certos. Este sistema somente vai funcionar a favor da sua estratégia se for implementado corretamente. Veja a seguir as características de cada etapa:

1. Aprendizado e descoberta

Neste estágio, o seu público ainda não tem consciência de que possui uma necessidade específica. Aqui, ele está buscando informações para resolver as questões do seu dia a dia. Por exemplo, um profissional busca na internet por caminhos de melhorar a produtividade da sua equipe e acessa dicas envolvendo motivação, atividades internas, orientações a respeito de comunicação, entre outras.

2. Reconhecimento do problema

Depois de se aprofundar nos assuntos buscados no primeiro estágio, o público passa a se especializar mais e querer informações detalhadas. Ainda seguindo aquele exemplo do item anterior, agora o profissional em questão pode começar a buscar por possíveis causas para problemas com a produtividade da equipe. Ele quer chegar no motivo que está dificultando o trabalho dos seus colegas.

3. Consideração da solução

Aqui, o seu público tem total consciência de que precisa de um produto como o seu para solucionar sua questão. Mas ele ainda não decidiu completamente: ele vai avaliar as opções disponíveis. Portanto, conforme o exemplo anterior, o profissional vai passar a buscar por um espaço maior e mais agradável para o escritório, o que ele detectou ser a raiz do problema.

4. Decisão de compra

Neste estágio, a sua audiência está pronta para fazer negócio. Chega a oportunidade de começar a oferecer demonstrações de como o seu produto é bom. Como o profissional do exemplo quer mudar de escritório, você pode trazer visitas a empreendimentos específicos ou disponibilizar catálogos detalhados que destaquem as características de cada opção.

Ao analisar o que é a jornada de compra do cliente, fica nítido que se trata de um caminho para oferecer a melhor comunicação para cada estágio de consideração pelos quais as pessoas passam antes de tomar uma decisão. Hoje em dia, não é mais eficiente apostar em uma publicidade como aquela feita no passado, que se limitava a destacar suas várias vantagens a todo o público. Conheça a sua audiência e planeje uma campanha vencedora baseando-se nisso.

Você pode continuar recebendo as melhores dicas de marketing digital diretamente no seu e-mail: basta assinar a nossa newsletter!

Compartilhe nas redes sociais

Gostou? Deseja receber conteúdos iguais a este em seu e-mail?