Atendimento e-commerce: 3 dicas para encantar o seu cliente

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O cliente que realiza uma compra no e-commerce é diferente do que vai até uma loja física. Sabe por quê? Comprando presencialmente, algum vendedor sempre estará à disposição para solucionar problemas, o que não acontece na internet.

Isso significa que a sua loja on-line precisa ter um diferencial, um atendimento que satisfaça e solucione os problemas do consumidor de forma rápida e eficaz.

Para ajudar você a encantar seus clientes e se diferenciar no mercado digital, nós criamos esse post. Nele, daremos 3 dicas para que você tenha um atendimento ao cliente no e-commerce que possa te trazer resultados satisfatórios. Confira!

1. Utilize as redes sociais

Como já falamos, o cliente que compra pela internet é diferenciado, pois ele está em busca de um atendimento ágil, rápido e eficaz. Então, com as redes sociais sua empresa poderá oferecer isso por meio do engajamento, da comunicação e da solução de seus problemas.

Uma consequência desse ótimo atendimento é a reputação da sua marca na web. Um benefício extremamente positivo, tendo em vista que as pessoas são impactadas diariamente por milhões de novidades e promoções e escolhem sempre a loja virtual com uma boa repercussão on-line.

Lembre que as publicações nas redes sociais são visíveis para todos. Isso significa que cada cliente satisfeito servirá como publicidade para o seu negócio. Por conta disso, dedique-se a fazer um atendimento excepcional para aumentar a credibilidade da sua empresa.

2. Fidelize o seu cliente

O atendimento é a maior riqueza da empresa. É por esse meio que você vai fidelizar e conquistar novos clientes. Ou seja: não adianta o seu produto ser o melhor e o mais diferenciado, se a sua marca não tem credibilidade ou se o cliente não tiver a melhor experiência em sua loja virtual.

Por conta disso, é necessário que você responda a si mesmo algumas perguntas:

  • Como o meu cliente gosta de ser atendido?
  • Eu sei qual é o potencial cliente da minha empresa?
  • Meu cliente tem o atendimento que merece?
  • Possuo um site responsivo, com bom carregamento e eficiente?
  • Eu estou monitorando se o atendimento traz bons resultados?

Após feita essa análise, você passará a entender o que pode dar certo e o que deve ser aprimorado em sua estratégia. Com isso, o atendimento ao cliente no e-commerce será mais eficaz, trazendo mais chances de fechamento para os negócios.

3. Use a teoria LoveMarks

Lovemark é aquela pessoa que tem confiança, respeito e amor por determinada marca, que se torna insubstituível para ele. Para que você entenda melhor, basta pensar nos torcedores de futebol, que dificilmente trocam de time após a infância, pois já têm um amor incondicional por aquele clube.

Para o criador dessa teoria, Kevin Roberts, os 3 ingredientes principais para tornar os clientes seus lovemarks são: mistério, intimidade e sensualidade. Ele denomina esse processo de “fidelidade além da razão”, tendo em vista que o cliente sempre será fiel à marca.

Nesse contexto, é possível usar o marketing digital para gerar um nível de envolvimento com sua clientela, por meio de materiais relevantes e com propósito e, acima de tudo, mediante um atendimento de qualidade e personalizado. Dessa forma, você conseguirá promover um grau de identificação tamanho que criará seguidores e defensores para sua marca.

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