5 tendências para o Instagram que você já deveria estar testando

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Empresas interessadas em fortalecer sua presença online estão prestando cada vez mais atenção ao marketing nas redes sociais, principalmente com o crescimento de plataformas como o Instagram. O aplicativo de compartilhamento de imagens já tem mais de 600 milhões de usuários ativos em todo o mundo e vem apresentando diversas novidades para agradá-los.

Se você quer ficar por dentro dessas novidades, separamos as 5 melhores tendências para o Instagram que podem ajudar na divulgação da sua marca. Confira!

1. Instagram para Negócios

Nas configurações de conta, o Instagram disponibiliza a opção de mudar o perfil para um perfil comercial. Essa alteração dá à sua conta uma série de funções desenvolvidas especialmente para negócios, com dados que ajudam a entender melhor o seu público e como ele reage às suas publicações.

A ferramenta traz informações como o número de visualizações do seu perfil, publicações mais curtidas e/ou comentadas, dados demográficos (gênero e faixa etária) e muito mais. Além disso, há um assistente que torna bem simples todo o processo de criação de anúncios.

2. Instagram Stories

O Instagram Stories é uma maneira de as marcas se aproximarem do público postando vídeos curtos, que ficam disponíveis por 24 horas. É ótimo para mostrar os bastidores da sua empresa, anunciar promoções, divulgar um novo produto ou serviço, anunciar novidades no seu mercado de atuação etc. Há ainda a possibilidade de adicionar figurinhas, emojis e pequenos textos a esses vídeos.

3. Salvar para ver depois (Favorito)

Essa funcionalidade é útil para os usuários salvarem em seus perfis as publicações de que mais gostaram para consultar depois. Elas ficam armazenadas em uma guia privada de publicações salvas, à qual outros usuários não têm acesso.

Suponha que um potencial cliente tenha visto uma publicação da sua marca no Instagram. Ele demonstra interesse pelo produto ou serviço representado ali, mas não tem como tomar uma ação no momento. Por isso, salva o post para ver depois. No final do dia, com mais calma, ele acessa a guia de imagens salvas, entra no canal de vendas proposto no post e fecha a compra.

Ou seja, o botão de Favorito pode ajudar o seu negócio a preservar oportunidades que seriam perdidas.

4. Vídeo ao vivo

O Instagram está gradualmente disponibilizando a funcionalidade de transmissão de vídeo ao vivo para os usuários.

Ao iniciar um vídeo ao vivo, seus seguidores serão notificados e poderão entrar para assistir. Durante a transmissão, há a possibilidade de enviar comentários e curtidas, e você conseguirá respondê-los imediatamente — uma ótima forma de interação.

É possível permanecer até uma hora fazendo o vídeo ao vivo e o conteúdo da gravação não ficará salvo nem nas suas imagens e nem no Stories. Se a sua audiência realmente quiser ouvir o que você tem a dizer, não poderá perder a ocasião.

5. Instagram Shopping

Os usuários do Instagram usam bastante o aplicativo para se inspirar — para roupas, paisagens, gastronomia ou muitos outros. Em momentos assim, as pessoas estão abertas para descobrir coisas novas, e é aí que podem vir a conhecer melhor o seu negócio.

Então, pensando nas primeiras etapas da jornada de compra, o Instagram lançou o Instagram Shopping. Com ele, é possível incluir tags em até cinco produtos que estejam em uma foto. Elas mostram o nome e o preço do produto. Se o usuário quiser saber mais, ele toca na tag e uma nova tela mostra mais detalhes. Nessa tela há também um botão de comprar, que leva o usuário diretamente para a loja virtual da marca.

O Instagram Shopping já está sendo testado nos Estados Unidos, mas ainda não está disponível no Brasil.

Acreditamos que essas são poderosas tendências para o Instagram e que a rede social continuará se fortalecendo como ferramenta de fidelização de clientes e divulgação de marcas.

Se você ainda não está testando nenhum desses recursos, que tal começar agora mesmo e nos contar as suas impressões? Deixe o seu comentário!

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